quinta-feira, 18 de abril de 2013

ATENÇÃO FOTOS FORTE! Câncer levou mais uma brazense

Na semana passada foi sepultado em Wenceslau Braz a Sueli Rogenski de Lourde Fortes, uma pessoa super conhecida na cidade, pois trabalhou durante muitos anos como segurança no Point Clube.
O câncer de mama chegou e em poucos meses levou Sueli. "No inicio não apareceu nada na mamografia,  foi aparerer quando ela fez ultrasom",  Disse sua filha Dani.
Ainda existe a suspeita dela ter contraído infecção hospitalar no hospital em Campo Largo. Foi muito triste a morte de Sueli. 
A própria família liberou as fotos para servir de exemplo para que as mulheres se previnam.



No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 1960 e 1970 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Como não existe maneira de prevenir o câncer de mama, o ideal para cada mulher é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a chance de cura com um mínimo de sequelas.
Dentro da estratégia da detecção precoce do câncer de mama, os passos mais importantes são:
1. Exame clínico das mamas realizado anualmente, para as todas as mulheres.
2. Mamografia para mulheres acima de 40 anos.
3. Exame clínico das mamas e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama. São consideradas mulheres de risco elevado aquelas com: um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculina;lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia. Considerar sempre a avaliação e as indicações médicas para cada caso específico.

Quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O objetivo dos exames preventivos é encontrar o câncer antes mesmo de causar sintomas. O tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença. Os especialistas acreditam que a detecção precoce salva milhares de vidas todos os anos.

Estas são as recomendações para o diagnóstico precoce em mulheres sem sintomas:
- Mamografia: mulheres com 40 anos ou mais devem fazer mamografia anual, pois ainda é um dos melhores meios de diagnóstico precoce. Mamografia é um raio-X da mama, usada tanto para mulheres que não têm sintomas como para as que apresentam suspeita de câncer. No exame, a mama é colocada entre suas placas, para ser radiografada. O exame dura cerca de 20 minutos.

- Exame clínico: na faixa dos 20 e 30 anos, as mulheres devem fazer pelo menos um exame clínico das mamas, por especialistas, a cada 3 anos. Depois dos 40, esse exame deve ser feito anualmente, de preferência antes da mamografia. O médico observa a mama, em busca de alterações na forma ou tamanho e, em seguida, usando os dedos faz a palpação das mamas e axilas em busca de nódulos.

- Autoexame: é uma opção para as mulheres a partir dos 20 anos. É uma forma de a mulher conhecer melhor suas mamas e aumentar a probabilidade de perceber qualquer alteração. Deve-se procurar um médico se houver um caroço; inchaço duradouro; irritação da pele ou aparecimento de retrações que deixem a pele com aparência de casca de laranja; vermelhidão ou descamação na pele da mama ou no mamilo; dor, secreção pelo mamilo. Na maioria das vezes não é câncer, mas só um médico pode dar o diagnóstico correto.

- Mulheres com alto risco de ter câncer de mama devem conversar com seus médicos para definir a partir de que idade deve fazer esses exames e com que regularidade.O uso de exames preventivos aumentou bastante o número de casos de câncer identificados antes de causar sintomas.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

Inchaço em parte do seio
• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja.
• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro).
• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama.
• Saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo.
• Caroço nas axilas.

Vamos ver quem tem coragem de compartilhar no Facebook.

Cuide-se!

24 comentários:

  1. Que fotos terrível! É bom mesmo que a população vejam estas fotos e também o poder público, pois tem muitas mulheres que até querem fazer o exame, mas esperar um, dois, ou três anos na fila acabam morrendo sem serem examinadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o exame é necessário ir ao posto de saúde mais proximo de sua casa,e pegar o encaminhamento com o médico,é só levar no agendamento com os seguintes documentos RG,CPF e CARTÃO SUS.

      Excluir
    2. E esperar até 6 meses para ser atendida.

      Excluir
    3. no maximo não chega nem um mes de espera.

      Excluir
  2. Ariozil, gostaria da autorização para postar esta matéria no Jornal de Itararé, fico no aguardo, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Não somos nada nesta vida! De que adianta acumular riquezas, passar por cima de seu semelhante, ser perverso... O nosso fim será o mesmo, não importa quem seja... Viva sua vida como se hoje fosse seu último dia, distribua alegria, abrace um amigo, diga bom dia, boa tarde, boa noite, conheça seu vizinho, reparta o pão com quem precisa! Pratique um esporte qualquer, tenha uma religião, Este é o tesouro que você tem que acumular!

    ResponderExcluir
  4. A cidade tá infestada, não só de carro de leilão mais também carro de locadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o desmanche que tem perto da rodoviária??

      Excluir
    2. e a shop car tudo carro sinistro e duble?

      Excluir
    3. SE BEM Q TEM CARRO MUITO BOM NO LEILAO E QUANDO E DE ENCHENTE OU BATIDO APARECE Q E SINISTRO NAO IGUAL A UM CELTA CINZA METALICO 4 PORTAS DE SENGES Q FOI VENDIDO NUMA REVENDEDORA E CORREU POR TODA A CIDADE ALGUMAS SEMANAS ATRAZ E NINGUEM QUIS COMPRAR PORQ MAIS APARECIA UMA BI TORBEIRA DE TANTA MASSA E TAMBEM VEIO DE SP

      Excluir
    4. E O QUE ESTE ASSUNTO TEM Q VER COM A MATERIA SOBRE O FALECIMENTO DA SUELI COM CANCÊR, BANDO DE ABUTRES DO CARAI.

      Excluir
  5. Nossa que horror a propria família deixa posta umas fotos dessas expondo ela assim, desnecessario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente...uma exposição desnecessária!
      Isso é sensacionalismo!!!

      Excluir
    2. Sensacionalismo? Você não tem família? Não tem mulher ou filhas, ou até sua própria mãe? Não quer a prevenção delas? Marmelada na hora da morte não dá certo...

      Excluir
    3. Parabéns a família que tiveram coragem de fotografar e mostrar para todo mundo como é o câncer de mama, em toda minha vida eu não sabia como era, confesso que é desconfortável ver estas fotos, mas é bom que as mulheres se previna contra este mal!

      Excluir
    4. Aaah ta...e vc que acha que esta ñ é sensacionalismo, já marcou para sua mãe, mulher e filha o exame depois de ver isso!???

      Excluir
    5. CONCORDO COM ANONIMO DAS 20:47 SEI SOBRE CANCER,MINHA FAMILIA TEVE CASO MAS JAMAIS SABIA QUE PODERIA SER ASSIM!SOFRE A PESSOA E A FAMILIA,MULHERES SE CUIDE!PARA A MAMOGRAFIA PELO SUS É RÁPIDO OQUE ESTÁ DEMORANDO É O ULTRASON!

      Excluir
  6. culpa desse merda de prefeito que não faz nada pra saude só enche o bolso e coloca um sinaleiro num ponto nem um poco estrategico e acha que ta bom

    ResponderExcluir
  7. PARABENIZO A FAMÍLIA PELA DIVULGACÃO,É INDIRETAMENTE PARA DIVULGAR COMO ANDA A SITUACÃO LASTIMÁVEL DA SAÚDE EM NOSSA CIDADE,QUE POUCO SE PREOCUPA COM A MEDICINA PREVENTIVA,PORQUE DIVERSAS DOENCAS APÓS SER MANIFESTADA A CURA SE TORNA MUITO MAIS DIFÍCIL.........INFELIZMENTE AGORA É TARDE.......

    ResponderExcluir
  8. SOMENTE QUEM SENTE E PASSA PORRISSO SABE O QUANTO É SOFRIDO PARA O PACIENTE E SEUS FAMILIARES,E OS AMIGOS TAMBÉM,É SÓ POR DEUS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MEUS AMIGOS AINDA QUANDO A SUELI FOI AO MEDICO ELE SIMPLIMENTE DICE QUE NÃO ERA NADA SÓ DEPOIS QUE ELA FOI PARA FORA ONDE JA ESTAVA AVANSADO AI QUE FOI FEITO ALGO POR ELA DESCANSE EM PAZ MINHA AMIGA TI AMAMOS MUITO .......

      Excluir
  9. Quero deixar um recado para todas as pessoas que ANTES da eleição foram até a casa dela e prometeram atendimento. Passou a eleição e ninguém mais apareceu. Todos sabem quem foram essas pessoas.Deixo na mão de Deus a cobrança dessas falsas promessas. Vocês dormem com suas consciências sujas porque não tem coração e amor a o próximo. E que fique a lição para os seus vizinhos, amigos e conhecidos. Foi essas pessoas que ajudaram a eleger esse prefeito, sua esposa e o vice , além dos vereadores. Todos nós que estamos e somos omissos ajudamos a sepultar a Sueli. Todos nós somos responsáveis por essa morte. Que cada um durma com sua consciência.

    ResponderExcluir
  10. Lembram-se quando o Prefeito Cristovam trazia equipes de Curitiba pra fazer exames preventivos de cancer de mama ? E agora nesses 3 meses e no outro mandato alguém ouviu falar de algum exame preventivo? Enquanto isso a mudança que teve foi no hospital onde os pacientes tem que tomar banho e fazer suas higienes por algum familiar pois o hospital não tem condições de efetuar esse trabalho. Essa era asaúde que eles prometeram na campanha?

    ResponderExcluir
  11. Na época do Secretário Tarcio as ia era feita em Ourinhomamografias eram marcadas por mes de 30 a 40 pois fui varias vezes para ibaiti saia um onibus cheio de pasciente somente para fazer mamografias, e as ultrasonografia era veitas em Ourinho numca demorou nem uma semana para serem marcadas hj já não funciona como antes esta muito demoradas mesmo ai da no que da uma coisa assim como ouve com a Sueli!

    ResponderExcluir